(22) 3852-0850 | 98849-0850 visite nosso facebook

Limpeza e Higienização de reservatórios de água

Recomenda-se a limpeza e desinfecção periódica semestral (Lei estadual 20.356 de 1994) das cisternas e caixas d’água visando manter a qualidade da água consumida e por empresas licenciadas , sob fiscalização dos Órgãos Ambientais competentes.

A Portaria nº 1469 de 29 de Dezembro de 2000 estabelece os procedimentos e responsabilidades relativos ao controle e vigilância da qualidade da água para consumo humano, relatando que toda a água destinada ao consumo humano deve atender a parâmetros microbiológicos, físicos, químicos e radioativos com um padrão de potabilidade e que não ofereça riscos à saúde.

O tratamento (limpeza, desinfecção) de cisternas e caixas d’água, com controle por análises é necessário, mesmo sendo a água previamente tratada. Águas de poço, rio e de outras fontes, que normalmente não tem pré-tratamento requerem cuidados e atenção redobrados.

A água abastecida pela adutora sai tratada e clorada para evitar proliferação de microorganismos, mas geralmente pode passar por dutos que podem conter “gatos” mal feitos (mais de 20% da água tratada “foge” dos controles – é desperdiçada por roubos, perda na linha pressurizada, etc), fazendo com que a sujeira se misture à água da rede de distribuição que será armazenada nas cisternas e caixas d’água. Além do problema de muitos reservatórios serem super-dimensionados, por temor à falta de água, e sem grande renovação por muito tempo faz com que o residual de cloro seja quase zero facilitando a proliferação de microorganismos.

A contaminação da água pode se dar por germes, fungos, algas, bactérias, coliformes fecais pela proximidade com sistema de esgoto, contato de animais, água da chuva caída de telhados infestados por pombos e outros animais, alagamento, etc, que podem provocar inúmeras doenças como, por exemplo, disenterias e diarréias. Considerando que fendas, rachaduras, “boca de visita” baixa e mal fechada em caixas d’água e reservatórios são portas de entrada que acentuam a possibilidade de contaminações.

A Servet executa a Limpeza e Higienização de Reservatórios de Água dentro de um Programa Padrão de Higiene Operacional-PPHO garantindo a conformidade junto aos procedimentos exigidos pela legislação e Órgão fiscalizador.

A equipe que executa os serviços é composta de profissionais treinados e capacitados – por empresa especializada – em reconhecer e avaliar riscos, formalizar procedimentos, resgate e primeiros socorros, planejando e desempenhando seguramente Trabalhos em Espaços Confinados, Trabalho ema altura seguindo os procedimentos da NFPA 1670, NBR 14787 e NR 33 e NR 35, garantindo a segurança ao contratante e a confiabilidade de um trabalho bem feito.

Ao término de cada serviço efetua-se a retirada e análise de amostras, por laboratório independente, credenciado pelo INEA, de modo a garantir a eficiência do serviço executado.

Não deixe seu reservatório ficar desta forma:

Temos a solução- mantenha seu reservatório sempre limpo.