(22) 3852-0850 | 98849-0850 visite nosso facebook

Desratização (roedores)

Os roedores constituem um problema universal, sendo os vertebrados que mais problemas causam ao homem. O hábito de urinar e defecar sobre os alimentos, para marcá-los com seu cheiro nos traz um grande risco de contaminação por uma série de doenças como: Leptospirose, Hantavirose, Salmonelose, Toxoplasmose, Peste Bubônica, Cólera, Tifo Murin e Febre da mordedura. Na urina do rato está presente uma proteína que desencadeia ataques de asma e outras reações alérgicas. O primeiro passo para controlar uma infestação de roedores é a execução de uma boa inspeção, aliada a informações relativas à biologia da espécie infestante.

desratizacao-processo

Espécies de roedores urbanos

São descritos a seguir características das três principais espécies de roedores responsáveis por infestações no meio urbano: camundongos (Mus musculus), ratos de telhado (Rattus rattus), e ratazanas (Rattus novergicus).

a) Camundongo

Os Camundongos dentre as três espécies citadas são os de menor porte. Estes roedores, geralmente, vivem em pequenos grupos familiares e abrigam-se em caixas, móveis, pilhas de caixas e, ou, sacarias, e tocas escavadas em paredes. O raio de ação a partir do abrigo é de aproximadamente 3 metros.

b) Rato de Telhado

Os ratos de telhado possuem corpo esguio, orelhas e olhos grandes em relação a cabeça, a cauda é afilada e o comprimento desta é maior que o do corpo. Fato, que os conferem mobilidade e equilíbrio ao escalar paredes, cabos elétricos, galhos de árvores e outros tipos de superfícies verticais. Geralmente, abrigam-se em lugares altos, onde constroem seus ninhos, descendo ao solo em busca de alimento e água. Os Ratos podem-se multiplicar rapidamente e causar danos significativos na sua casa ou empresa ao roerem peças de mobiliário. Eles também contaminam os alimentos e outros materiais através dos excrementos que deixam para trás. Outro grande perigo que a presença de uma infestação de Ratos traz para a sua Casa ou Empresa é o fato de eles poderem causar incêndios ao roer cabos elétricos.

c) Ratazana

As ratazanas dentre as três espécies é a que possui maior porte. Abrigam-se em tocas em forma de túneis escavados no solo, galerias de esgoto ou de águas pluviais, caixas subterrâneas de telefone e rede elétrica e margens de córregos. O raio de ação, destes roedores, é de aproximadamente 50m. No entanto, estes podem nadar distâncias superiores a 500m. O que é propiciado, pelo fato destes roedores possuírem membranas interdigitais.
Normalmente, vivem em colônias que podem conter um grande número de indivíduos, o que irá depender da disponibilidade de: alimentos, água e abrigo. O controle de Ratazanas é importante para evitar uma série de doenças graves.
As Ratazanas podem ser muito persistentes e caso elas consigam ter acesso à sua Casa ou Empresa podem disseminar estas doenças e contaminar alimentos, causando danos consideráveis.

  • As Ratazanas podem danificar o isolamento da sua Casa;
  • Elas podem roer as vigas do piso e das paredes;
  • As Ratazanas podem provocar incêndios ao roer cabos elétricos;
  • Elas podem comprometer muros e outras estruturas similares com a sua atividade diária.

Até no quintal e em zonas exteriores as Ratazanas podem representar um grande risco, especialmente porque essas áreas têm geralmente a presença de crianças e animais de estimação.

Programa de Controle

O programa de controle de roedores fundamenta-se na adoção das seguintes medidas: implantação de barreiras físicas, adoção de métodos para saneamento de ambientes e redução do número de indivíduos da população. Sendo as duas primeiras medidas de caráter preventivo visam minimizar as disponibilidades dos três fatores essências a sobrevivência dos roedores, que são: água, alimento e abrigo. Enquanto a última visa o emprego agentes químicos para eliminar ou reduzir populações de roedores.

Considerando os potências de intoxicação dos raticidas aos seres humanos e a outros animais é recomendado que estas substâncias sejam manipuladas por uma empresa especializada em desratização, sob risco de agravar ainda mais o problema e, em casos mais graves, trazer sérios prejuízos à saúde humana e animais de estimação.

Por isso, nosso método é eficiente e seguro para quem tem crianças e animais em casa ou empresa, já que os porta iscas são fechados a chave e oferecem uma solução eficaz para os problemas de roedores.

  • Protegem a sua empresa contra litígios, perda de lucros e problemas de reputação;
  • Garantem que o seu controle de roedores está em conformidade as Normas de Saúde e Segurança – Os porta-iscas são identificados, indicando a sua finalidade e o que contêm;
  • Mantêm funcionários, clientes e quaisquer outras pessoas em segurança. A isca contida no interior é acessível apenas a roedores e não causará nenhum dano a outrem;
  • Os Porta-iscas são Projetados para serem resistentes ao vandalismo – permite a sua utilização em áreas onde possam haver crianças ou animais de estimação.